segunda-feira, 22 de junho de 2015

Sobre crise na Europa e um pouco de mitologia grega

Eu estava assistindo ao filme Troia e lembrei de algo que aprendi na faculdade ainda. Sobre a origem do significado da palavra crise. Viria como consequência do rapto de Criseida por Agamenon, sendo casado, acaba sofrendo uma maldição e perdendo a mulher sequestrada. Daí decide raptar Briseida, a esposa de Aquiles. Para quê? Perdeu o amigo e parceiro de batalha. Enfim foi ali que teria surgido a primeira crise da história ocidental, durante a guerra de Troia. 
Briseida e Aquiles


Pois bem, parece que a Europa está em colapso e eu fiz uma tradução rápida dos comentários (de Eric C.) colocados em um site que fala sobre o assunto:
“Uma palavra de conselho de um velho amigo meu que viveu a grande depressão da América. Mantenha principalmente o que você precisava para ficar perto dos bons tempos. Ou seja, alimentos, água, suprimentos médicos, roupas e sapatos. Guarde em sua maioria alimentos perecíveis. E o mais importante de tudo, tenha amigos. Amigos que você pode confiar e trabalhar com. Desenvolver uma rede de pessoas com habilidades úteis. Para o trabalho, metais preciosos são de pouco ou nenhum uso nas semanas seguintes a uma depressão. O amigo passou a explicar que viu grande desespero durante a grande depressão. Ao contrário do que a história ensina às gerações mais jovens, as pessoas eram mortas por uma refeição e em muitos casos por muito menos.
Agora, (Eric) eu estou falando. Imagine uma grande depressão hoje. Com tanta gente sem lei movendo sobre na sociedade de hoje. Moral em geral está no banheiro. As pessoas, em geral, não se importam com os outros.
Agora acho que se você teve seus ativos tangíveis na mão e alimentos necessários. Imagine por um momento que as lojas teria sequer o que você precisava. Você dar um passeio para obter seu alimento necessário. Até que ponto você acha que você faria isso quando há pessoas lá fora que iria matá-lo por nenhuma outra razão do que você está vivo. Acontece todos os dias neste país e os bancos ainda estão abertas.
Agora adicione a isso tentar dirigir-se para o supermercado onde haverá nenhum alimento com o seu ouro na mão para obter o seu pedaço de pão, que não vai existir. Um está pouca ou nenhuma chance de até mesmo fazendo lá vivo e muito menos voltar para casa com qualquer coisa que vale a pena comer.
O dinheiro de papel será inútil. Na verdade, alguns acreditam que isso é tudo o que está sendo orquestrado para que seja instituída uma moeda sem papel, bem como assumir o controle total.
Ela também está no local em acreditar que é preciso ter tudo o que necessita para sobreviver realizar-se em casa e na estrada.
Alimentos secos, água (muita) suprimentos médicos, fonte de calor, combustível para um pequeno conjunto.
Por favor, lembre-se que nenhum homem é uma ilha para si. Ele realmente faz ter uma comunidade para fazê-lo funcionar. Rede com pessoas com o espírito. Desenvolva um plano e partilhe ideias.
Em algum momento teremos de baixar a guarda o suficiente para aprender a confiar nos outros”.
“O maior perigo em um colapso são os outros”.

“Não há necessidade de estocar alimentos ainda. Outra crise financeira, onde a cadeia de abastecimento é interrompida, é possível e talvez provável, mas você seria capaz de ver o que está acontecendo para meses de antecedência. O congelamento de cartas de crédito que permite que o comércio internacional congelou-se em 2008, como as ações de bancos foram em direção ao sul. Mas foi uma grande notícia enquanto estava acontecendo, por isso não vai acontecer durante a noite. Quando isso acontecer novamente, provavelmente deve ir até a loja e começar recebendo alguns suprimentos embora. É claro que, na próxima vez será diferente. Um congelamento do crédito quase certamente irá acontecer. Ter algum dinheiro em um cofre ou no seu colchão caso ATMs não funcionem (como a Grécia hoje !!) Mesmo que não vai acontecer durante a noite, você terá a abundância do aviso, se você está prestando atenção.

Link do site:http://www.telegraph.co.uk/finance/personalfinance/investing/11686199/Its-time-to-hold-physical-cash-says-one-of-Britains-most-senior-fund-managers.html#disqus_thread


Postar um comentário