sábado, 30 de dezembro de 2017

Sempre aprendemos quando ensinamos.

Apesar de todas as teorias, posso dizer por experiência que sempre aprendemos quando ensinamos. Não aprendemos só em termos de troca com o estudante, aprendemos e consolidamos o conhecimento que já temos do próprio conteúdo que estamos ensinando. 
De um lado temos conteúdos que são explicados por alguém que já teve contato com os mesmos antes e possui um arcabouço teórico. 
De outro lado, há o estudante que se depara pela primeira vez com tal assunto e que, com base nas explicações do professor, terá o contato inicial e subsídios para consolidar o conhecimento. 
Do ponto de vista do cognitivismo são extremidades diferentes de um mesmo processo.

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Recolocação no mercado de trabalho LinkedIn

Eu fiquei bastante impressionada ao ver no meu feed do LinkedIn uma pessoa dizendo que jamais teve oportunidade de crescer e que o máximo que obteve depois de anos de dedicação foi uma carta de demissão.
 Embora eu não esteja 100% inteirada do que ocorreu, o fato dela dizer que sempre fez seu trabalho e nunca 'falou mal de ninguém' fez com que eu comentasse a fim de lhe proporcionar algum alento. 
Resolvi transcrever aqui, pois pode alguém estar passando pela mesma situação que ela (buscando recolocação) e precisar mesmo ler estas minhas linhas sobre o fato de não crescer nas empresas:
"Está explicado, você não fala mal de ninguém e cumpre o que lhe pedem. Grande parte das empresas beneficiam quem fomenta a discórdia, porque o problemático é a pessoa que se destaca ao criar um clima: apresenta o problema e a solução. Não creio que estejas errada. O mundo é competitivo e as pessoas mais vorazes provavelmente serão as beneficiadas com as promoções e não necessariamente as pessoas que trabalham direitinho. Estou torcendo por você, porque o mundo precisa de pessoas que façam a sua parte sem ter de pisar em ninguém, sem competir insanamente".


segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Como encontrar palavras-chave no texto

Primeiro você precisa encontrar no texto o tema (conteúdo/assunto), com isso as palavras-chave irão surgindo naturalmente. Por exemplo se tens um texto sobre educação abordando o processo de ensino-aprendizagem. Eis o tema: ensino-aprendizagem. Com isso temos o macrocosmo [ensino/aprendizagem], todas os vocábulos inseridos, devido ao sentido, nesse macrocosmo podem ser tomados como palavras-chave.
A atenção é para que a palavra escolhida seja macrocosmo de outras. Por exemplo, no suposto texto sobre educação alguns conceitos importantes, como cognição, desenvolvimento da linguagem, letramento, destacam-se, podes apostar que encontraste as palavras.
Agora se no texto não há desenvolvimento de conceito de cognição, por exemplo, para ele [o texto] não será uma palavra-chave.
Pensa como um guarda-chuva, dentro do "guarda-chuva culinária" podes encontrar no texto conceitos de alimentação saudável, preparo correto de alimentos, segurança alimentar, receitas de sopas.
 
Existe um algoritmo usado pela empresa google, quando digitamos uma palavra o algoritmo busca todas as palavras (que não escrevemos) relacionadas com a pesquisada, por sinonímia ou relações de sentido feita por quem busca a resposta ou quem criou os sites.
No entanto, não existe um extrator de palavras-chave para texto que substitua o raciocínio humano. Assim, localizar o tema do texto, a palavra-chave mãe, que nem sempre é cópia do título, demonstra o seu raciocínio.




domingo, 17 de dezembro de 2017

Revisor de texto: profissional formado em Letras!

Para ser revisor de texto precisa ser formado em letras. 

Apesar de a categoria estar ainda sem uma organização, não é admissível que jornalistas tomem o espaço na profissão que é do graduado em letras. 
O jornalismo forma em aspecto micro do ensino de letras. Em apenas um âmbito do espectro da comunicação.
Já o profissional formado em letras tem toda a qualificação para realizar revisão de texto, para ensinar sobre uso da língua que não inclui somente o aspecto gramatical, antes pelo contrário. 
No entanto, é um nicho de mercado que nós bacharéis de Letras e professores de Língua Portuguesa deixamos em aberto. Por isso que perdemos lugar, por falta de organização e por deixar  de mostrar à sociedade que somos nós verdadeiramente quem possuímos gabarito para realizar a revisão do texto. 

Um fato "o profissional Licenciado em Letras além de atuar como professor poderá trabalhar como pesquisador, tradutor, redator, consultor literário, crítico literário, revisor de texto, roteirista, secretário, assessor cultural, entre outras atividades.(Letras - Uniesp uniesp.edu.br/sites/umuarama/curso.php?id_curso=441)

Outro fato, para corroborar, é que disputas no setor governamental pedem: "vale observar que concursos públicos para revisor de textos exigem graduação em Letras (Fonte: www.portuguesnarede.com/2011/07/revisor-de-texto-precisa-ter-curso-de.html)"

Este artigo é escrito após muita luta contra wikipedia, verdadeiramente dominada pela ideia errônea que propaga.

Sou professora de Língua Portuguesa, formada e atuante desde 2003.

sábado, 16 de dezembro de 2017

Calor infernal

Tem dias que até pensar é difícil, especialmente quando o tempo está contrariando... Hoje é um desses dias. Em Porto Alegre, no verão, o dia termina quase às nove da noite. Parece que o cérebro da gente frita junto com o calor do ar infernal. 
Nada que a passagem de tempo de quatro meses não resolva... Mas agora só consigo pensar que calor infernal!
E, como sempre, possivelmente amanhã cairá o céu em uma tormenta incrível, coisas do Forno Alegre.